COORDENAÇÃO



Juliana Saraiva
Professora do Departamento de Ciências Exatas
julianajags@dcx.ufpb.br
Contato: +55 (83) 3291 4506
lattes: http://lattes.cnpq.br/5796569578057076


Vanessa Dantas
Professora do Departamento de Ciências Exatas
vanessa@dce.ufpb.br
Contato: +55 (83) 3291 4506
lattes: http://lattes.cnpq.br/5196069557142312

PROJETO DE ENSINO

Superior Cidadão é um Projeto de Ensino que visa sedimentar e enriquecer discussões sobre o exercício da cidadania, no âmbito civil, político e social, dos alunos que estão em formação no Ensino Superior. O objetivo do projeto é complementar a formação dos graduandos em Licenciatura em Ciência da Computação (LCC) e Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) lotados no Departamento de Ciências Exatas (DCX)  – Campus IV –  na direção de os tornar profissionais, e mais que isso, pessoas melhores para viver numa sociedade coletivamente ativa.

MOTIVAÇÃO

Nossa motivação é tentar aplicar o que é prescrito pela resolução no 16/2015 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que regulamenta o funcionamento dos cursos de graduação (CONSEPE, 2015). Nesta resolução, há a exigência de que os Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) contemplem na formação do aluno a construção do caráter ético e cidadão. É possível observar no Art. 19 desta resolução (CONSEPE, 2015):

Art. 19 Os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação devem contemplar os seguintes itens: […]

V – Perfil profissional, garantindo uma sólida formação com base generalista, crítica e ética, possibilitando ao cidadão-profissional aprofundamento em áreas de conhecimento do curso; […]

VII – Campo de atuação profissional, definindo a articulação entre o mundo do trabalho e o mundo acadêmico; […]

No entanto, o grande volume de conteúdo técnico-profissional, pela própria natureza da ciência tratada nestes cursos, algumas vezes, impede que questões éticas e voltadas à formação do cidadão sejam abordadas mais profundamente. Isto acontece porque todo o conteúdo do componente curricular precisa ser ministrado de acordo com a carga horária pré-estabelecida. Ademais, este problema pode ser potencializado quando o número de alunos matriculados no componente curricular é elevado, pois a execução da disciplina acontece de forma mais lenta quando comparada com turmas menores.