MARÇO 2017 – Papel Social da Educação de Ensino Superior

Visa apresentar qual a origem da educação de ensino superior e como as perspectivas e objetivos de sua criação foram se modificando ao longo do tempo. Como e para que serve a educação de Ensino Superior, qual a diferença dela para outros tipos de ensino e se ela pode ser vista como força motriz para e melhoria de uma sociedade mais justa e solidária. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “A Educação de Ensino Superior ajuda ou atrapalha a evolução da sociedade? Por quê?”


ABRIL 2017 – Cidadania Universitária: Direito e Deveres  (docentes, discentes e funcionários)

Esse encontro apresentará de forma sucinta a hierarquia da universidade, as instâncias, os papéis de cada um e como podemos melhorar nossa vida cotidiana fazendo valer nossos direitos enquanto universitários, além de aprendermos a cumprir nossos deveres. Entidades como ouvidoria e ministério públicos serão discutidos. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Você acha que seu direito é respeitado na UFPB – Campus IV? Por quê? E você realmente cumpri todos os seus deveres? Você sabe a quem reclamar se se sentir lesado?”


MAIO 2017 – Cotas (Sociais, raciais, econômicas)

A ideia é apresentar os tipos de cotas existentes no Brasil, mostrar o contexto histórico em que elas foram postas, quais são aceitas na UFPB e quais os principais efeitos esperados com essa implantação. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Você é a favor ou contra as cotas nas universidades? Por quê? Como isso efetivamente afeta a sua vida pessoal, social e profissional?


JUNHO 2017 – Feminismo e Machismo

A ideia desse encontro é promover as definições sobre feminismo e machismo, qual a prática dessas duas abordagens e como isso pode afetar a vida e as relações interpessoais dentro da universidade, principalmente numa conjuntura de cursos majoritariamente masculinos, como curso são os cursos de LCC e BSI. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Você já passou por alguma situação (agradável ou não) em consequência da existência de machismo ou do feminismo na UFPB? Como acha que essas duas abordagens deveriam ser vivenciadas dentro da universidade e especificamente, dentro do seu curso?”


AGOSTO 2017 – Representação Universitária (CAs, DCEs, Coordenações, Direção de Centro, etc) e Consciência Política

Durante a vida do aluno na graduação ele participa de vários processos de seleção e escolha, tanto entre os alunos, quanto entre os professores. As discussões aqui terão foco no desenvolvimento da maturidade política dentro da universidade: como cobrar àqueles que foram eleitos para tomar decisões por um grupo e qual o impacto do seu posicionamento político dentro da universidade.  A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Por que há abstenção tão grande nas eleições dentro das universidades? Por que normalmente são compostas chapas únicas para disputas de cargos políticos na UFPB? Vocês acham que o voto e a participação de vocês são importantes e representativos no processo de funcionamento dentro da universidade?”


SETEMBRO 2017 – Assédios e Bullying na Universidade

O bullying pode ser reflexo de várias ideologias, pensamentos e experiências individuais das pessoas e nesse encontro serão discutidos a existência dele (ou não) dentro da universidade, a forma em que ele mais aparece e as possíveis consequências para a vida do universitário que sofre com isso. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “O que você entende que é bullying e qual o limiar entre uma brincadeira inocente e bullying? Como o bullying pode afetar a vida de alguém dentro da universidade?”

A discussão desse tema também visa trazer à tona as formas de perseguição, supressão ou insistência impertinente que ocorrem dentro dos muros da universidade. Esses assédios podem ser por parte dos alunos, professores, funcionários, terceirizados, por posse de cargos administrativos, etc. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Quais os assédios reportados ou vivenciados dentro do Campus IV e como podemos lidar com situações assim?”


OUTUBRO 2017 – Liberdade de Gênero e Homofobia 

Questões de opções sexuais, nomes sociais, expressão de liberdade de gênero e homofobia serão discutidos nesses encontros. A ideia é fazer com que os alunos despertem para a realidade social dentro da universidade e consigam refletir sobre fatos sociais que podem acontecer quando, no exercício da profissão, questões de gênero são priorizadas em detrimento de qualidade profissional e respeito ao ser humano. A discussão principal será em torno das seguintes perguntas: “Sendo dono de uma empresa de TI, você contrataria uma pessoa que tivesse passado por uma mudança de gênero ou que fosse homossexual? Por que sim ou por que não?”


NOVEMBRO 2017 – Violência

Violência é um termo forte, comumente associado a agressão física. Mas será que existem outros tipos de violência? Será que você pratica algum deles sem perceber? Será que você é vítima da violência alheia? Neste encontro vamos discutir as diferentes expressões de violência que vivenciamos diariamente, e buscar formas de combater esse grande empecilho para nossa harmonia enquanto sociedade.